Rio Branco-AC -

NONO DIA

PEREGRINO, DECLARADO SANTO PELA IGREJA

Sinal da Cruz
     Dir.: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Da vida de São Peregrino
     Leitor: Peregrino morreu com quase 80 anos de idade, vítima de febre alta. Sua alma foi levada às honras do reino celeste pela Virgem Maria e pelos bem-aventurados Filipe de Florença e Francisco de Sena, ambos da mesma Ordem. Após a morte, multidões acorreram de todas as partes, atraídas pela fama de santidade do servo de Deus.
     Na igreja dos Servos de Maria de Forli guardaram-se as memórias, registradas por escrivães fidedignos, de muitos milagres operados por sua intercessão. No ano de 1726, a Santa Sé reconheceu e aprovou três milagres operados pela intercessão de São Peregrino: a cura de um menino paralítico; e a cura de uma religiosa e de um sacerdote, ambos vítimas de câncer. No mesmo ano, o papa Bento XIII elevou Peregrino à glória dos altares, declarando-o santo.

Peregrino, declarado santo e intercessor contra o mal do câncer, roga por nós
     Dir.: Quando Jesus se aproximava de Jericó, um cego estava sentado à beira do caminho, pedindo esmolas. Ouvindo a multidão passar, ele perguntou o que estava acontecendo. Disseram-lhe que Jesus Nazareno passava por ali. Então o cego gritou: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!” As pessoas que iam na frente mandavam que ele ficasse quieto. Mas ele gritava mais ainda: “Filho de Davi, tem piedade de mim!” Jesus parou, e mandou que levassem o cego até ele. Quando o cego chegou perto, Jesus perguntou: “O que quer que eu faça por você?” O cego respondeu: “Senhor, eu quero ver de novo.” Jesus disse: “Veja. A sua fé curou você.” No mesmo instante, o cego começou a ver e seguia Jesus, glorificando a Deus. Vendo isso, todo o povo louvou a Deus (Lc 18, 35-43).

Reflexão
     Partilhada: Haveremos de confiar sempre em Deus. Ele é fiel. Peregrino intercede a Deus por nós, na intercessão de Cristo pela humanidade. Por isso, seremos sempre capazes de assumir nossas cruzes e testemunhar com alegria as graças que de Deus recebemos. Pode até não ser a cura física, porque há tantas outras intervenções de Deus, que nos aproximam dele e dos irmãos. Temos anseio de uma cura plena que nos liberta e nos faz glorificá-Lo em todas as situações de nossa vida, mesmo na dor e no sofrimento. Louvaremos sempre a Ele, mesmo quando não compreendermos tudo, porque esse tudo está nEle e nEle encontraremos repouso. Que São Peregrino interceda por nós para que digamos sempre, mesmo entre as lágrimas: Obrigado Senhor!

Rezando com a Palavra de Deus
     Todos: Ó Deus, vós nos destes em São Peregrino um admirável exemplo de penitência e paciência, concedei benigno que, à sua imitação e por sua intercessão, suportando com coragem os sofrimentos desta vida, alegres caminhemos para a recompensa eterna. Por Cristo nosso Senhor. Amém.

Pedido de graça (acenda uma vela)
     Em silêncio ou em voz alta, se estiver rezando com um grupo de pessoas, fazer os pedidos de graça a Deus, por intercessão de São Peregrino; ou então recomendar ao santo algum parente ou amigo doente. Em seguida, reza-se a ladainha.

Ladainha de São Peregrino

Senhor, tende piedade de nós
Cristo, tende piedade de nós
Senhor, tende piedade de nós
Cristo, ouvi-nos
Cristo, atendei-nos

Deus, Pai do Céu
Deus Filho, Redentor do Mundo
Espírito Santo Paráclito
Santíssima Trindade que sois um só Deus

São Peregrino, pecador arrependido,
São Peregrino, sedento de perdão,
São Peregrino, exemplo de conversão,

São Peregrino, dócil ao convite da Virgem Maria,
São Peregrino, obediente ao chamado de Deus,
São Peregrino, fiel na vocação até o fim,

São Peregrino, consolo do aflitos,
São Peregrino, conforto dos doentes,
São Peregrino, fortaleza dos fracos,

São Peregrino, protetor contra o mal do câncer,
São Peregrino, esperança dos que sofrem,
São Peregrino, exemplo de oração confiante,

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo,

Reza-se um Pai Nosso, uma Ave Maria e um Glória.

Senhor, tende piedade de nós!
Cristo, tende piedade de nós!
Senhor, tende piedade de nós!
Cristo, ouvi-nos!
Cristo, atendei-nos!

Tende piedade de nós!

Rogai por nós.

Perdoai-nos, Senhor.
Ouvi-nos, Senhor.
Tende piedade de nós.

Súplica a São Peregrino
     Todos: São Peregrino, humilde servo do Senhor e de Nossa Senhora, vem em minha ajuda e sustenta-me em minha debilidade. A enfermidade invade o meu corpo e me preocupa quanto ao meu estado de saúde e ao futuro da minha vida; a tristeza prende o meu coração, e a minha fé, às vezes, desfalece. Por tuas súplicas, alcança-me uma fé viva e uma esperança firme, a fim de que Deus tenha compaixão de mim, livre-me de todo o mal, cure o meu corpo e faça cumprir em mim Sua vontade, que é sempre o melhor para mim. Amém.

Bênção final
     Dir.: Senhor, nosso Salvador, conceda-nos paciência e fortaleza nas horas de provas e tribulações.
     Todos: Amém.

Dir.: Cure as nossas feridas e nos conceda viver na serenidade e na paz.
     Todos: Amém.

Dir.: E pela intercessão de São Peregrino venha sobre nós, nossas famílias e todos os enfermos, a bênção de Deus Todo-poderoso, que é Pai, Filho e Espírito Santo.