Rio Branco-AC -

SANTO DO DIA

24 de junho de 2017

SANTO

Nascimento de São João Batista: Nasceu oito meses antes de Jesus nascer em um das cidades de Judá. O arcanjo Gabriel, apresentou-se diante de Zacarias na Igreja que cuidava e disse-lhe que suas orações haviam sido ouvidas e em consequência, sua mulher, que era estéril e de idade avançada, ia conceber e lhe daria um filho. E agregou: "Tu lhe darás o nome de João e será para ti objeto de júbilo e alegria; muitos se regozijarão por seu nascimento posto que será grande diante do Senhor". Mas Zacarias duvidou e assim perdeu a voz. Quando o porta-voz da redenção nasceu, e Zacarias escreveu em uma tábua. "Seu nome é João", o sacerdote recuperou imediatamente a fala e entoou o esplêndido hino de amor e agradecimento conhecido como "Benedictus", que a Igreja repete diariamente em seu ofício. São João Batista, embora concebido no Pecado Original, foi dele purificado antes de nascer, quando sua mãe, Santa Isabel, foi visitada pela Santíssima Virgem, que por sua vez portava no seio o Salvador. Por isso, São João Batista é o único santo cujo nascimento se comemora na Liturgia, além da própria Virgem Maria, que já foi concebida isenta de todo pecado. Dele é difícil dizer coisa melhor do que aquela que os Evangelhos referiram. A religiosidade popular lhe consagra cantos, danças folclóricas e fogueiras. Isso desde o século IV. João Batista pregava fortemente contra a imoralidade e a hipocrisia. Por dizer a Herodes que não era certo "dormir" com a cunhada, foi preso a pedido de Herodíades. Depois, morreu decapitado, a mando também de Herodíades, sua cunhada e amante, após a dança de Salomé, sobrinha de Herodes.
PADROEIRO dos injustiçados por causa da fé.
ORAÇÃO
São João Batista, precursor do nosso Salvador, vós que viestes para "aplainar as veredas" e vivestes em profunda santidade, reconhecendo e batizando o próprio Messias, vós que fostes preso e depois, decapitado por não te omitires diante dos erros do rei Herodes, nós vos agradecemos por vossa bondade e louvamos a Deus por vossa existência. Intercedei junto a Deus por nós, para que também sejamos apóstolos que preparam o mundo para a vinda do Senhor, não somente por nossas palavras, mas antes de tudo, com nossa vida. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.
LEITURA 1ª Leitura: Isaías 49, 1-6
Salmo: 138 (139)
2ª Leitura: Atos dos Apóstolos 13, 22-26
Evangelho: Lucas 1, 57-66.80
MENSAGEM
Qualquer que seja a sua idade, veja-se jovem e preenchido de vitalidade. A vitalidade do seu corpo depende do seu tipo de pensar. Tenha coragem e ânimo. Elimine o pessimismo. Reconheça-se forte e sadio. Abra o seu mundo interior para Deus.