Rio Branco-AC -

SANTO DO DIA

28 de abril de 2017

SANTO

São Pedro Maria Chanel: Lembramos neste dia, a vida do grande missionário Marista, São Pedro Maria Chanel, que nasceu num tempo em que a Igreja ainda sofria as consequências da Revolução Francesa. São Pedro nasceu em Lyon, no ano de 1803, de uma família do campo. Ajudado por um padre, Pedro caminhou para o sacerdócio até se tornar padre na diocese de Turim, no ano de 1827, apenas 24 anos de idade. Foi vigário de Amberieu e de Gex. Entrou, depois, para a Sociedade de Maria, sob a guia do Padre Colin. Em 1837 partiu em companhia de um confrade leigo para Futuna, uma pequena ilha no Oceano Pacífico, no arquipélago de Tonga. Sua pregação logo produziu frutos abundantes entre a geração jovem da ilha. Mas logo vieram a reação e a oposição dos líderes mais antigos, segundo eles ciosos de suas tradições e costumes, ameaçados pelo “sacerdote branco”. Foi avisado pelos amigos do risco que corria e para que deixasse a ilha, São Pedro Maria Chanel ignorou o aviso e decidiu permanecer e continuar a pregação. Quando já formava os primeiros catecúmenos, no ano de 1841, foi ferozmente atacado e martirizado por primitivos fanáticos, isto a mandado de alguns pajés inimigos. Foi morto a golpes de tacape. Seu sacrifício não foi em vão. A semente de sua pregação germinou e todos os habitantes da ilha acolheram o cristianismo.
PADROEIRO da Oceania.
ORAÇÃO
São Pedro de Maria Chanel vós que destes vossa vida, sem temor algum, por amor à conversão dos pagãos, dai-nos a graça de em tudo obedecermos a santa vontade de Deus e sentir preferível morrer mil vezes do que pecar mortalmente, afastando-nos assim de Sua graça. Glórias a Deus, pois a semente de vossa pregação continuará germinando pelos séculos sem fim. Amém.
LEITURA Leitura: Atos dos Apóstolos 4, 23-31
Salmo: 2
Evangelho: João 3, 1-8
MENSAGEM
Jesus! A Ti, os nossos melhores pensamentos. A imagem que de Ti fazemos nos fortifica por completo. Diante dela, as nossas lutas, apertos e carências não são mais que ocorrências passageiras.