Rio Branco-AC -

MOVIMENTOS

Legião de Maria
     Coordenação:Maria Auxiliadora Sanches da Costa
     - O que é: É um grupo de católicos leigos, com aprovação da Igreja e sob o poderoso auxílio de Maria Imaculada, Medianeira de todas as Graças.
     - Objetivo: Evangelizar sob o impulso da Mãe de Cristo, principalmente as famílias desajustadas, levando o conforto da fé às pessoas que sofrem, e o amor aos que necessitam de compreensão.

Renovação Carismática Católica – RCC – Grupo Emanuel
     Coordenação: Dilma Peres
     - O que é: É um Movimento que surgiu na Igreja Católica no momento em que se começava a procurar caminhos para pôr em prática a renovação da Igreja, desejada, e inaugurada pelo Concílio Vaticano II. Podemos localizar a RCC como um dos desdobramentos da evolução da espiritualidade pós-conciliar que muito falou a respeito do Pentecostes narrado nos Atos dos Apóstolos. RCC é segundo João Paulo II “um reavivamento da Igreja”.
     - Objetivo: Levar as pessoas a viver segundo a vida no Espírito, animadas e movidas a não só professar a fé católica, mas a vivê-la com renovado ardor, testemunhando Jesus Cristo onde quer que estejam, através do engajamento nas diversas Pastorais, Serviços e Movimentos presentes em nossa Diocese.

Apostolado da Mãe Peregrina
     Coordenação: Mariana de Almeida Costa
     - O que é: É um Movimento essencialmente apostólico. Maria é venerada com o título de Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Shoenstatt. As famílias recebem a Imagem Peregrina e são chamadas, a transformar seus lares em um “belo lugar”, num pequeno Santuário, numa Igreja Doméstica.
     - Objetivo: Evangelizar as famílias com a Mãe Peregrina, dando testemunho de fé, pela participação na Comunidade, na liturgia dominical e nas Celebrações.

Confraria Nossa Senhora das Dores
     Coordenação: Ivani Serra Mota de Sousa
     - O que é: A oração da Coroa de Nossa Senhora das Dores teve início, na Itália, em 1617, por iniciativa da Ordem dos Servos de Maria, assim como a Missa de Nossa Senhora das Dores, que hoje é celebrada em toda a Igreja no dia 15 de setembro. Essa oração é um dos frutos do carisma mariano da Ordem, cultivado desde 1233, ano de sua fundação. Ela surgiu, inicialmente, como alimento da piedade mariana dos leigos reunidos em grupos chamados Ordem Terceira e hoje é divulgada a todos os fiéis das paróquias onde os frades Servos de Maria trabalham.
     - Objetivo: Grupo de fiéis católicos que se dedicam a rezar a Coroa de Nossa Senhora das Dores na prática de uma novena perpétua em seu louvor.

Ordem Secular Servos de Maria
     Coordenação: Frei José Roberto, ossm
     - O que é: Um grupo de homens e mulheres unidos pela consagração batismal. Movidos pelo Espírito Santo e inspirando-se em Maria, Mãe e Serva do Senhor, querem engajar-se no serviço a Cristo, comprometidos a seguir o caminho trilhado pelos Sete Santos Fundadores da Ordem dos Servos de Maria (cf. Regra de Vida da OSSM, nº 5).
     - Objetivo: Servir a Deus e ao próximo na vida familiar, eclesial e social, enfrentando os desafios através do testemunho profético, buscando viver a justiça, a caridade e o evangelho, inspirando-se constantemente em Maria, Mãe e Serva do Senhor.